Nossa
História
A história da Igreja Presbiteriana Nacional se mistura com a história de Brasília, fundadas no mesmo ano, nos idos de 1960. O primeiro culto presbiteriano na cidade foi realizado no mesmo dia da inauguração da Capital Federal, liderado pelo Rev. Nathanael Emmerich. Na época os cultos eram realizados em um pequeno salão na W3 Sul, e ali, em 12 de agosto de 1960, foi inaugurada a IPN. Depois nossa igreja foi transferida para uma simples capela em um terreno ao lado do atual Templo, e ficou neste lugar de abril de 1962 até dezembro de 1980. Em 21 de dezembro de 1980 a igreja passou a ocupar o salão no subsolo do novo templo, quando foi realizado um culto de celebração histórico, com toda a congregação saindo da capela, cantando hinos de vitória em louvor ao nosso Deus pela conquista, e encerrando no novo templo com oração de gratidão. Durante aqueles 18 anos, os membros da igreja se organizaram para arrecadar fundos para a construção do templo, com almoços comunitários, vatapás, jantares de fim de ano etc. Mais alguns anos se passaram e, finalmente, em dezembro de 1993 a igreja passou a ocupar o templo no andar de cima, onde permanece até hoje.
Nossa história também está entrelaçada com o ensino da Palavra por pregadores fiéis às Escrituras Sagradas que têm ocupado o púlpito da IPN. E também, de maneira muito significativa, através da Escola Bíblica Dominical (EBD), que desde a fundação tem tido um papel significativo na vida dos membros da igreja e daqueles que desejam aprender mais sobre a Bíblia Sagrada. Em 2008, o Conselho da IPN promoveu uma mudança no formato da EBD e com isso lançou um novo modelo de ensino bíblico, que outras igrejas têm adotado também ao longo dos anos. Com temas biblicamente fundamentados de duração anual, nossa EBD alcançou a marca de mais de mil alunos inscritos, desde as crianças até os adultos.
Nestes mais de 60 anos de história de nossa igreja, desenvolvemos um forte trabalho missionário, apoiando espiritualmente e financeiramente Missionários em outros países para a pregação do evangelho. Também mobilizamos anualmente a igreja para o projeto dos Missionários Voluntários, em que membros de nossa igreja vão para o campo durante alguns dias por ano, para semear a palavra e o amor de Deus a uma cidade. A primeira viagem missionária foi para Guiné-Bissau na África, em julho de 2005. Desde então ocorre a cada ano uma viagem missionária para uma cidade do Brasil, já foram realizadas mais de 14 edições do projeto, em destinos como Santa Luz (PI), Corumbá de Goiás (GO), Arraias (TO), incluindo também Brasília (DF).
Atualmente (em 2021), a IPN conta com uma membresia de mais de 1500 membros comungantes e não comungantes, residentes na sede, e mais três congregações na Cidade Estrutural (DF), Aruanã (GO) e Formosa (GO), um rebanho de ovelhas do Supremo Pastor, Jesus Cristo, copastoreados por uma equipe de 9 pastores.
Você encontra a história completa da IPN clicando no Livro ’50 anos de Bênçãos’ abaixo ou na nossa Linha do Tempo Oficial!